parceiro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PODE NA IGREJA TER SORTEIOS, RIFAS, BINGOS E JOGOS?


Dentro de muitas igrejas hoje existem sorteios, bingos e rifas. Rifam de tudo: celulares, TVs, livros, cordões, sacolões, pulseiras, perfumes. Etc. mas, será que Deus aprova esta atitude dentro de Sua “Casa de Oração” (Lc 19:46)?

Muitos cristãos estão participando desses tipos de eventos. Porém, isso parece jogos de azar, onde muitas pessoas investem 1, 2, 3, 5 reais (dependendo do tipo de rifa) e só uma delas ganha. Vejo isso como o mesmo sistema de uma loteria. Não concordo com esse tipo de evento dentro da Casa de Deus. Pois, a Igreja é “Casa de Oração”. Eis ai oito razãos porque sorteios, rifas e bingos não devem ser dentro da igreja. Veja:


1. Jesus disse: “não façais da casa de meu Pai casa de negócio” (Jo 2:16).


2. Porque também Jesus disse que a sua Igreja é “casa de oração” (Mt 21:13), e não casa de quermesse.


3. Porque a Bíblia diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm” (1 Cor. 6:12).


4. Porque a Palavra de Deus diz que é inútil confiar na sorte (Pv 16:33).


5. O cristão deve “fugir da aparência do mal” (1 Ts 5:22), e evitar escândalos (Mt 18:7).


6. Na Casa de Deus tem que ter “decência e ordem” (1 Cor. 14:40), e “reverência e santo temor” (Heb. 12:28).


7. Porque na Casa de Deus (a Igreja) tem que ter zelo (Jo 2:17).


8. Na Bíblia ninguém ver Jesus nem os discípulos nem os profetas fazendo sorteios, rifas, prêmios, bingos e nem quermesses.


Brinde, rifa, sorteio, bingo assemelham-se a um jogo de azar, isto é, pelo azar de muitos, só um ganha. Tal prática tende a se perpetuar nas igrejas, mesmo em tempos em que não hajam projetos à vista. Sempre haverá um motivo para fazer sorteios. Vicia os membros e dá mau exemplo a crianças e adolescentes. A Igreja deve viver das ofertas dadas com amor e os dízimos dos fiéis, e não diante da perspectiva de ganhar alguma coisa.
finalizo, com a atitude de Jesus. Veja: “E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou a mesa” (Jo 2:14-15). Pense nisto! Que Deus te abençoe.

19 comentários:

  1. eu acho que não, sou totalmente contra, essa praxe,a biblia é contra, sorteio e bingo é a mesma coisa qie jogo, jesus expilsou a todos que negociavam na casa de Deus.

    ResponderExcluir
  2. é Divalcir, o povo perdeu o temor, não ver o nosso prefeito, que foi eleito com a bandeira do evangelho na frente, já está falando em organizar o carnaval fora de épuca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade,o prefeito e até alguns vereadores,se dizem religiosos,mas como ser de deus e ao mesmo tempo organiza e alimenta uma festividade que durante seu tempo de realização,aumenta expressivavente,o consumo de bebidas alcolicas,outras drogas,acidentes de carros,acidentes de motos,lesões corporais,assaltos em residencias,aumento da prostituição,etc.a palavra de Deus nos diz: não podeis servir à Deus e ao demonio. e também : se um reino está dividido ele não subisistirá. tem mais,agora vai acontecer uma festa,que mostra o dominio orgulhoso e a crueldade do ser humano(dividido)dirigido aos animais,obrigando-os a fazerem coisas absurdas,laçam e os jogam ao chão,o nome deste crime é VAQUEJADA,amarram um instrumento de tortura (cedén) na virilha do animal que p/ se ver livre dessa coisa, baba,berra e pula ao mesmo tempo imcontrolavélmente,o nome deste outro crime é RODEIO,toda essa barbárie é para comemorar o aniverssário da cidade 30 de Março,será que Deus vai abençoar?????????????????

      Excluir
  3. a fial quem manda mesmo nesta prefeitura.
    James é quem menos manda, e quem mais manda e a secretria de saúde, Rosana, que usou o seu poder de mágica e colocou lá o seu..... na secretaria de administraçãokkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo problema algum, desde que a renda obtida seja realmente aplicada em algo para o benefício do ministério. Por exemplo, na minha igreja possuímos um grupo que ajuda crianças carentes, mas nem sempre conseguimos alguém para nos ajudar, sendo assim, escolhemos fazer uma rifa para poder custear os gastos com as crianças. Creio que Deus olha o nosso coração!

    ResponderExcluir
  5. A casa do senhor é onde devemos estar em santidade para assim o adorar ; Quando transformamos o que é santo no que é profano Jesus Cristo age da mesma forma que agiu em lucas 19:45,46.
    Deus não concorda com praticas mundanas,e se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens 1 cor.15:19 Não pense que Deus se agrada daqueles que ambicionam as riquezas desse mundo e não as espirituais .

    ResponderExcluir
  6. Uns dos discipulos de jesus foi escolhido atraves de sorteio,por issso não concordo quando se trata de sorteio em prol do reino.

    ResponderExcluir
  7. as coisa pioram de tempos em tempos hoje os dizimistas não são mais aqueles e oferta so se for alguem famoso na igreja se não o povo prefere ofertar ao proprio bolso, não acho profano mais um ato de organização para arrecadar fundos para projetos as pessoas tendem a participar de bom grado sabendo que se não ganharem nada pelo menos ajudaram na obra de Deus tenho certeza que diante disso ninguem se sente lesado afinal a chance de ganhar algo e so um incentivo para a oferta e não o alvo principal.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz, acredito que o problema maior está na conciência de cada pessoa, e não no ato da rifa, pois qual o real sentido de cada um? no brinde? tem como insentivo para contribuição? ou o alvo principal da "oferta"? as coisas são puras para os puros, impura para os impuros...

    Adiel

    ResponderExcluir
  9. concordo ta errado que abrir igreja trabalhe ore cuide zele corra atraz das almas e não bongos e rifas ou qualquer jogos.

    ResponderExcluir
  10. Como na maioria dos comentários, também acho que isso depende do porque da rifa/sorteio. No que será aplicado a renda?
    Estou pensando em fazer isso para arrecadar dinheiro para fazermos eventos jovens pra minha cidade (carente de tal).

    ResponderExcluir
  11. Ou seja, o que vejo no meu caso é que TODOS serão beneficiados (Igreja, cidade,.. todos aqueles que puderem vir a participar do Evento: em Praça Pública)
    e não só aquele que ganhará o premio. A rifa acaba sendo um "pretexto" para que a pessoa que a compra, participe ajudando na realização do evento.

    ResponderExcluir
  12. jackson balbino diz:eu acho que quando voçê faz algo para ajudar na obra do senhor jesus cristo, voçê tem que fazer com a melhor das intenções visto que:uma igreja que tem poucos membros onde a maioria não tem condições financeiras para dizimar,onde os irmãos são a maioria pessoas que não tem um emprego fixo, são humildes que muita das vezes não tem quase nem para se alimentar direito, então como fazer para arrecardar fundos para a construção do templo.
    eu congrego em uma igreja assim, e estou buscando em cristo uma solução para nosso problema que é a construção do templo da nossa igreja,pois nós estamos precisando muito de ajuda.
    se voçê que estiver lendo este comentário tiver alguma idéia,por favor, mande-me sua sugestão para este endereço de email- jackvale70@gmail.com
    e que Deus te abençoe meu irmão e minha irmã

    ResponderExcluir
  13. Qndo vc concorre a alguma coisa sem que dinheiro seja envolvido. Por exemplo, não pago nada, mas estou concorrendo um premio so pelo fato de estar no evento. Também é errado?

    ResponderExcluir
  14. Primeiro devemos pensar se no reino de Deus os fins justificão os meios, porque se for assim, nós deveríamos incentivar os membros da Igreja de Cristo a jogarem na mega sena para benefício do Reino (evangelização, assistência social e etc.). Agora, nós sabemos pelos ensinamentos de Jesus que o reino de Deus não pode ser tratado com barganha mesmo que seja para um fim nobre, ou seja, não podemos incentivar as pessoas a contribuirem com interesses de ganho mas ensinarmos a elas que a contribuição têm que ser por amor a Obra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. a casa de Deus é casa de oração e não "casa lotérica'.

    ResponderExcluir
  16. Estou vendendo, e não acho que estou no erro,pois estou fazendo com a melhor das intenções.por que a obra é para ajudar a construção do templo e ajudar os mais nessecitados por que deus é amor e devemos amar uns aos outros como a nós mesmo,pensando no bem estar do proximo e melhor qualidade de vida,porque infelizmente no sistema que vivemos hoje dependemos do meio financeiro para manter a obra de deus ativa, por que o que importa no meu ponto de vista cristão é o objetivo para o que esta sendo realizado.mais errado acho igreja que depende de politicos para fazer a obra.QUE O SENHOR ESTEJA COM VOSCO.

    ResponderExcluir
  17. posso fazer um jantar para arrecadar fundo s para igreja

    ResponderExcluir
  18. posso fazer um jantar para arrecadar dinheiro para igreija

    ResponderExcluir