parceiro

quinta-feira, 17 de junho de 2010

As mulheres devem ou não usar véu na Igreja ? (1 Cor. 11:2-16)


A palavra grega para véu é “peribaion” e significa “jogar em volta”. É Paulo quem fala sobre o véu, e apenas mencionou-o na problemática Igreja de Corinto, e mais em nenhuma outra epístola, e mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele se referiram.

Algumas religiões exigem que as mulheres só entrem na Igreja e orem cobrindo a cabeça com um véu. Alguém dirá: mas o apóstolo Paulo disse: “Não é decente a mulher orar descoberta”. Repito, isso não é doutrina, mas um conselho ou regulamentação temporal, porque a tendência dos costumes e hábitos é mudar. Ao dizer que era desonroso uma mulher orar sem véu, Paulo não se referia à desonra diante de Deus, mas diante dos homens, por causa da tradição familiar e social, e costumes daqueles dias. Naquela época, as mulheres não podiam sair às ruas sem o véu cobrindo o rosto. Elas seriam mal vistas e suspeitas. A tradição (Judaica e árabe) daquela época ensinava, que a beleza da mulher só podia ser vista pelo marido, e o véu era sinal de submissão da mulher ao mesmo.

As referências em 1 Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso2) e aos “costume[s]” (verso16) parecem comprovar a nação de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.
Russel Norman Champlin escreveu entre outras coisas o seguinte sobre 1 Coríntios 11:2-16: “Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica”
- O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo,
vol. IV, pág. 171.

Nos dias de hoje, ainda é obrigatório às mulheres usarem véu na igreja? Claro que não. Veja:

“... pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu(1 Cor. 11:16).

A Bíblia diz mais: Naquele dia, tirará o Senhor... os véus esvoaçantes” (Isa. 3:18e19).

Assim diz o Senhor Deus: Ai dos que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulaões das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem alma!... (Ezeq.13:18).

Há referência ao véu no Antigo Testamento, das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam. No caso de Tamar que adulterou com seu sogro cobrindo-se com um véu (Gên. 38:13-19, 24).

8 comentários:

  1. O Nobre palestrante não está confundindo o Véu(gr.peribolaion) do verso 15 com o véu (gr. katakaluptô) do verso 6?

    Paulo explicou que o cabelo (kr. komê) é dado em lugar de peribolaion e não em lugar de katakaluptô. Hermenêutica, meu querido, hermenêutica Bíblica, por favor...

    ResponderExcluir
  2. POis é o cabelo foi dado em lugar de véu,logo fica claro,ñ é o véu,então em 11 de corintio,manda usar o véu na igreja.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, Paulo fala, Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume nem a Igreja do Senhor! vc falou que véu é costume? a mulher usar véu não é costume e sim sinal de poderio, por causa dos anjos! pois toda mulher que ora ou profetisa tendo a cabeça descoberta desonra sua própria cabeça! o costume que paulo fala é de ser contencioso! Cuidado pois interpreta a bíblia para se favorecer de algo que não queremos cumprir, pode nos tirar a salvação! Fica na paz do senhor Jesus! e que ele nos abençoe com sua graça!!!

    ResponderExcluir
  4. eu tambem acho que as pessoas poderiam aprender mais antes d impor doutrinas de homens sobre a igreja d Deus... temos q andar a l�z da palavra ela � que nos coloca pra frente e para cima ... obrigado....

    ResponderExcluir
  5. paulo disse,,,sede meus imitadores como eu fui de Cristo,,,mas o povo nao quer prefere imitar qualquer apostolo que aparece por aí enganando a todos com suas suaves e lisonjas palavras.vendendo vendendo o sangue do cordeiro de DEUS

    ResponderExcluir
  6. Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra sua própria “cabeça” ( v.5); isto é, o “homem” !
    Porém, se a mulher não se cobrir com véu, há o IMPERATIVO que “rape” ou que se “tosquie” ! Esse imperativo é que, pelo fato dela não se cobrir, estará expondo sua “cabeça” (ou autoridade) à vergonha, desonra; assim, “rapando” a cabeça também estará destituída de “glória”(cabelo comprido), tornando assim, como as que rapam a cabeça , significando sem autoridade e sem glória . Destarte, se para ela é coisa indecente o tosquiar-se ou rapar, “que se cubra”, isto é, use véu . katakaluptô ” 3ª pessoa do singular Para quem ignora o significado de “injunção” é MAN-DA-MEN-TO !katakaluptô”, está no modo imperativ

    ResponderExcluir
  7. As seitas sempre são superficiais, nunca olham a Bíblia como um todo, cumprem um texto isolado da Palavra e deixam de praticar outros mil textos isolados. Lamentável impor um fardo desnecessário diante das pessoas, anulando a salvação pela graça, lamentável não terem a revelação profunda da palavra gastando suas vidas com usos e costumes que não demonstram uma vida de piedade, mas um evangelho MORTO. Se abram para o TODO de Deus existe muito mais do que este velho bla bla bla.

    ResponderExcluir
  8. amigo esse verso na bíblia original e´filipenses 1:16 corrige shalon adonai Elohim

    ResponderExcluir