parceiro

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pr. Silas Milhionário, telepregador das $emente$


Alguns propagadores da Teologia da Prosperidade têm afirmado: “Quem planta sementes de laranja, colherá muitas laranjas. Quem semeia dinheiro colherá muito dinheiro. E quem semeia muito dinheiro colherá muitíssimo dinheiro”. Os incautos que acreditam nisso aceitam cada novo desafio dos telepregadores das $emente$. E estes, por avareza (2 Pe 2.1-3; 1 Tm 6.10), percebendo que a estratégia está funcionando, pedem valores cada vez mais altos.

Se a Teologia das $emente$ é mesmo uma lei, ela deve funcionar para todos, em qualquer lugar do planeta. E, se isso acontecesse, a miséria do mundo diminuiria drasticamente. Imagine um pobre haitiano, que tenha apenas um dólar no bolso. Digamos que ele, ao ser evangelizado, resolva semear a sua única nota e — miraculosamente — receba cem dólares. Ele, então, semeia dez dólares e, para a sua surpresa, ganha mais mil! Em pouco tempo, apesar de toda a miséria à sua volta, ele enriquecerá. Que testemunho! Tudo começou com uma única semente... Mas, e aqueles miseráveis (como o que aparece ao centro, na imagem acima) que não têm sequer um dólar para semear?

O texto de 2 Coríntios 9 tem sofrido na mão de alguns eisegetas — e não exegetas — da Teologia da Prosperidade. Segundo eles, essa passagem assevera, prioritariamente, que devemos semear dinheiro para colhermos mais dinheiro. É claro que Deus abençoa aqueles que contribuem para a sua obra. Mas o contexto imediato da aludida passagem mostra que Paulo ensinou os coríntios a contribuírem, antes de tudo, movidos por generosidade, e não por necessidade, como que desejando colher mais do que foi semeado.

Ao fazermos uma exegese da aludida passagem neotestamentária, descobrimos que a lei do “semear e colher” foi apresentada pelo apóstolo Paulo dentro de um contexto de auxílio generoso aos pobres. Nada tem que ver com desafios egoísticos para obter prosperidade, riquezas ou para comprar aeronaves, casas, carros, etc. O texto de 2 Coríntios 8.1-6 mostra que os macedônios, conquanto pobres, ofertaram do pouco que tinham para socorrer os irmãos de Jerusalém.

Quando Paulo estimulou os coríntios a serem generosos a favor dos santos de Jerusalém, era notório que eles passavam por sérias dificuldades (2 Co 9.1-5). Os apóstolos haviam solicitado a Paulo e a Barnabé que se lembrassem dos pobres (Gl 2.9,10), e eles trouxeram uma contribuição de Antioquia a Jerusalém (Rm 15.25-32). E foi nesse contexto que o tal apóstolo disse aos crentes de Corinto: “Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6). Ele desejava que os coríntios contribuíssem com espontaneidade e alegria, e não por causa do que receberiam em troca.

Se o que nos estimula a contribuir para a obra do Senhor é prioritariamente a generosidade, não precisamos de pressão psicológica. Entretanto, foi isso que fez, recentemente, um teólogo das $emente$ convidado para pedir uma semeadura de R$ 1.000,00, em certo programa de TV. Esse famoso “doutor” norte-americano ordenou, como se tivesse a certeza de que os telespectadores estavam hipnotizados: “Eu quero que você vá ao telefone, saia da sua cadeira, saia do seu sofá. A obediência retardada se torna uma rebelião”.

O tal “doutor”, considerado “o homem mais sábio do mundo”, mostrando o quanto está distante da sabedoria do Alto, também afirmou: “Quando você quiser algo que nunca teve, você deve fazer algo que nunca fez”. Imagine o que acontecerá se algum incauto resolver aplicar esse infeliz bordão como um princípio geral para a sua vida! Mas a Palavra do Senhor é clara quanto à primacial motivação do cristão, ao contribuir: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Co 9.7).

No entanto, de modo irresponsável e deselegante, certo telepregador assembleiano, em uma de suas falações, chamou de “trouxa” os irmãos que contribuem para a obra de Deus movidos prioritariamente pela generosidade, e não pelo desejo de obterem uma colheita financeira abundante. Ele, com isso, ignorou ou desprezou o ensinamento central de 2 Coríntios 9, de que a nossa contribuição para a obra do Senhor deve ser generosa, e não interesseira: “aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça; enriquecendo-vos em tudo para toda a generosidade...” (vv.10,11).

Portanto, a Teologia das $emente$ é uma grande falácia, posto que se opõe ao princípio da generosidade. Ela estimula o crente a contribuir por causa de sua necessidade, egoisticamente, e não por generosidade altruísta. Ademais, tem sido empregada para o enriquecimento ilícito de telenganadores, os quais, usando “palavras fingidas” (2 Pe 2.3), produzem cristãos materialistas, que buscam os seus próprios interesses e ignoram as “coisas lá do alto” (Cl 3.1).

12 comentários:

  1. Silas Milhionário essa é boa kkkkkkkkkkk
    só falta o R.R.Reais(R$) eo Bispo Edi-dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. só para refrescar as idéis, dos defenssores do prefeito do Quinari.
    vocês ainda se lembram que o prefeito pagou uma nota de 50.000.00 para uma empresa detetizadoura, matar ratos no Quinari?
    niguem vil nenhum foncionário desta empresa em suas casas,de acordo com o diretor do jornal opinião, cada rato custou 1.000.00 para os cofres publicos, isto os defenssores do prefeito
    nem se lembram mais.
    e o escadalo da empresa M.S. prestadoura de serviço, que mesmo antes de ganhar a licitação o propietário já havia recebido uma boa contidade dos cofres públicos, disso ninguem se lembra mais. será que os defenssores do prefeito estão com uma doença chamada amnésia?
    tomara que esta doença não pegue em vc eleitor.

    ResponderExcluir
  3. o Celso contruil o asfalto, o prefeito do Quinari não tapa nem os buracos, quando tampa e com barro, ou pó de concreto, estamos é ferrados com esta administração, nada fazem e quando faz alguma besteira ainda é mau feita, só sabem culpar o governo pelos o atraso e a falência do Quinari, só que as obras do governo estão aí para o povo ver, hospital,avenida,e mais a duplicação até o trevo.
    quem tem copetência faz.

    ResponderExcluir
  4. como é importante o Quinari ter uma deputada, hoje eu gostei de ver, o James e a Dinha dentro de um clima ótimo de armonia, isto para quem quer ver o quinari crescer é muito bom, mais para as aves do agoureira é mutivo de tristesa, este bom relacionamento, parabens deputada, parabens prefeito, esta Dinha que hoje está cendo criticada por alguem que está ao seu lado
    foi aquela mulher guerreira, que junto com o maresia foi a todos seus arastões pedir votos para o sr. e sua vice, seja grato com ela.
    achei muito bonito vc e ela naquele clima bom.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro blogueiro Divalcir,existe um velho ditado, que equanto os cães ladram a carruagem passa,a deputada Dinha todos os dias está cendo lembrada de uma forma ou de outra,os elogiam,o certo é que a deputada está trabalhando muito este é o mutivo dá inveja.

    ResponderExcluir
  6. você sabi Divalcir, que a secretaria que mais persegue e trata mal os servidores é a secretaria de Educação, será que o Luiz esposo da Solange é mesmo do PT, como alguem chegou já a me afirmar?

    ResponderExcluir
  7. É essa solange é mesmo uma piada, dujeito que o marido dela está fazendo, com certesa não vai ser mais nem vereadora, avali deputada federal
    o que tem de jente esperando a hora seta para dá o troco não é verdade dona maria catolé?

    ResponderExcluir
  8. é o pessoal do James, só falam que o celso deixou a prefeitura falida, e o recurso que ele deixou para revitalizar o judia, que foi devolvido porque a prefeitura não tinha 20% de contrapartida.E o recursso que o celso deixou para fazer 3 KM de asfalto quente, que todos sabe que o dinheiro voltou por falta da contra partida da prefeitura.
    celso deixou amigo a viúva com muitos filhos,o James casou sem fazer o imventário.

    ResponderExcluir
  9. MEU GRANDE AMIGO BLOGUEIRO DIVALCIR, EU NÃO SOU DO MURO, COMO SEMPRE DISSE, O MEU BLOG NÃO TEM LADO, POIS ACHO QUE A INPRENSA DEVE CRITICAR NA HORA EXATA E ELOGIAR TAMBEM SE FOR PRECISO PARA NÃO PERDER A CREDIBILIDADE, NÃO TENHO NENHUM MUTIVO PARA DEFENDER O PREFEITO, E MUITO MENOS PARA DEFENDER O PT, HOJE EU SÓ TENHO UM COMPROMISSO, QUE É COM O PROJETO DA DEPUTADA DINHA CARVALHO E MAIS NADA, QUANDO EU TIVER MUTIVO PARA BATER EU VOU BATER, PODE TER CERTESA AMIGO.

    ResponderExcluir
  10. É MEU CARO BLOGUEIRO DIVALCIR,O PREFEITO NÃO É TÃO MAU ASSIM, ELE APENAS ESTÁ RODEADO DE PESSOAS, QUE GOSTAM DE PERSEGUIR, CLARO QUE COM ALGUMAS EXERÇÕES, CLORO QUE SUA ADMINISTRAÇÃO VAI DE RUIM A PIOR, MAIS COMO EU JÁ FALEI, MEU PARTIDO É O QUINARI TORSSO QUE ELE ACERTE, O QUE ACHO MUITO DEFICIL.

    ResponderExcluir
  11. É DIVALCIR, AGORA PASSARAM A QUESTIONAR O MEU BLOG, INCLUSIVE VC,O BLOG É MEU EU ESCREVO O QUE EU ACHAR CONVENIENTE,DESDE QUE OS COMENTÁRIOS NÃO SEIJAM MALDOSOS. SE EU APOIO O TRABALHO DO PREFEITO OU NÃO, O PROBLEMA É MEU O JAMES NUNCA FEZ NADA POR MIM, NEM EU POR ELE,NEM DE BOM NEM DE MAU ESTAMOS ENTAMOS PORTANTO EMPATE.
    SEMPRE PARTICIPEI DE TODAS AS ELEIÇÕES DOS CANDIDATOS DA FRENTE POPULAR, TAMBÉM NUNCA FUI EXERGADO PARA NADA, SÓ PARA BATER PALMAS PARA ELES E MAIS NADA, POR ISSO SOU LIVRE, PARA ELOGIAR E CRITICAR QUANDO ASSIM EU ACHAR QUE DEVO.

    ResponderExcluir
  12. É TAMBÉM O SILAS DIVALCIR, SÓ TRABALHA ERRADO,
    NAS ULTIMAS ELEIÇÕES TRABALHOU PARA O CELSO E O ADÃO, O ADÃO COMO SEMPRE DAR RASTEIRA EM TODO MUNDO, DEVIA TER AJUDADO O JAMES AGORA TAVA DE BOA, NUNCA APRENDE.

    ResponderExcluir