parceiro

terça-feira, 20 de abril de 2010

1O RAZÕES BÍBLICA PORQUE NÃO SOU CATÓLICO APÓSTOLICO ROMANO




1 – A igreja de Cristo não nasceu em Roma, mas em Jerusalém.


a. O catolicismo romano nasceu somente em 325 d.C. com o concílio de Nicéia, promovido por Constantino, imperador de Roma. Ela recebeu esse nome em 381 com o imperador Teodósio.
b. A bíblia revela que o início da igreja cristã foi trezentos anos antes em Jerusalém, e não em Roma. Lc. 24: 47-49; At.1:4, 8, 12-14; 2: 1-5, 37-47.


2 – A autoridade da bíblia está acima da autoridade de qualquer igreja.


a. A igreja católica em 1546 colocou a tradição da igreja em pé de igualdade com as escrituras. Isto significa que só a igreja romana determina o que é verdade e o que não é na bíblia.

Exemplo: No século IV a igreja romana estabeleceu as orações pelos mortos e sinal –da- cruz feito no ar. No ano de 1100 d.C. introduz na igreja o culto dos anjos.


b. Mt.15:3; Mc.7:13; II Tm.3:16. A bíblia tem autoridade suprema e não a igreja. Devemos aceitar a verdade da palavra de Deus e não uma interpretação particular de uma entidade. I Co.4:6; Ap.22:18


3 - A história da igreja e acima de tudo a bíblia nos ensina que só devemos aceitar 66 livros da escritura como inspirado por Deus e não 73.


a. Os 7 livros a mais na bíblia católica foram acrescentados em 8 de Abril de 1546 no Concilio de trento (1545-1563). São estes os livros: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, A epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel.

b. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não deve recebê-los com Palavra de Deus.


b.1. Eles não atribuem a si a inspiração divina; b.2. Não foram considerados como palavra de Deus pelo povo judeu; b.3. Não foram considerados como escritura por Jesus nem pelos escritores do novo testamento; b.4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da bíblia.


Exemplos: Baruc diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4); II Macabeus pede desculpas por seus erros, 15:36-39.


4 – Seguir o Catolicismo é praticar espiritismo, que é condenado por Deus.


a. A partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem a Maria, João, José, Pedro ou a qualquer outro que está morto. Ensinam praticas espíritas que é consultar os mortos.

b. Deus condena veementemente consultar os mortos, Dt.18:9-14; Is.8:19-22.


5 – A idolatria é um grande pecado diante de Deus.


a. O 3° catecismo-p. 75 da igreja católica ensinam que se deve prestar honra e veneração às imagens de escultura.

b. A imagem de escultura que é o mesmo que ídolo é condenado expressamente por Deus, Ex.20:4; Dt.7:25-26; Hc.2:18-19; Os.4:12; Mt. 4:10.


6 – O batismo é uma confirmação de fé e não um meio de Salvação.


a. A igreja católica ensina que o batismo infantil deve ser realizado como meio de salvação. Acredita-se que se a criança morrer sem se batizar, irá para o limbo e ficará numa sombra eterna sendo considerada pagã.

b. Segundo a bíblia o batismo trata de um ato de obediência que expressa fé do batizando em Cristo. Uma criança não tem entendimento suficiente para obedecer e expressar sua fé em cristo. Aliás, o próprio salvador foi batizado aos 30 anos de idade, Lc.3:21-23; Mc.16:15,16.


7 – A palavra de Deus me ensina que só Jesus não cometeu pecado algum.


a.Hb.9:28.1. O ensino católico diz que Maria a mãe de Jesus foi uma mulher que não cometeu pecado algum.

b. Em Lc. 6:46-47 A própria Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Em Lc.2:22-24, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado.


8 – Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens.


a.I Tm.2:51. A igreja católica coloca Maria e muitos outros como intercessores entre Deus e os homens.2. O próprio Jesus nos ensinou que Devemos pedir ao Pai em Seu Nome, Jo. 15:16; 16:23, 34.

9 – Cristo é o único e grande fundamento da igreja.


a. A história revela que o papado foi instituído com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461d.C.) e não Pedro. O título de papa não existe na bíblia, Ef. 4:11.2. Usa-se Mt. 16:16-19 para afirmar-se que Pedro foi o primeiro papa. O termo usado por Jesus para Pedro é pedra. Contudo a palavra no grego é “petrós”. Jesus empregou-a com o sentido de “pedrinha”. Já para a palavra pedra, da frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus usou o termo grego “petras” para designar rocha (grande pedra). A bíblia ensina que Pedro não passa de uma pequena parte da edificação. Ele mesmo escreveu que Jesus é a pedra de esquina, I Pe.2:4-10.

10 – Salvação Eterna só em Cristo Jesus.


a. Para o catolicismo, as boas obras ajudam na salvação.

b. Tal crença despreza o grande amor de Deus. Somos salvos pela graça e não por méritos pessoais. A bíblia nos dá grandes respostas sobre a doutrina da salvação:


b.1. A salvação não vem de Maria, nem de Pedro e nem de João. A salvação só vem de Deus, Is.12:2; 25:19; I Tm.4:10; b.2. Salvação só por meio de Cristo. Jo.10:9; At.4:12; Rm.5:1,9; I Ts.5:9; b.3. A salvação é um dom imerecido de Deus, Jo.3:16; Ef.2:8, 9.


“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”. II Cor. 13:8

12 comentários:

  1. VAI FUNDO DIVALCIR, SE A BIBLIA DIZ, VC NÃO PODE NEGAR O QUE ESTÁ NA PALAVRA, SEJA SEMBLEANO,PRESBITERIANO OU MESMO OS MORMOS.
    A PALAVRA DIZ, QUE AQUELE QUE RETIRAR UM TIL OU UM J SERÁ RETIRADO A PARTE DELE DO REINO DO CÉU, ENTÃO MANDA BRASA DOA A QUEM DOER.

    ResponderExcluir
  2. Irmão....

    Sou Católico e respeito a sua crença, vivo minha fé, em oração diaria, estudos bíblicos e dedico qualquer tempo livre para ajudar em obras sinceras os demais irmãos carentes (de qualquer crença).

    Jamais perderia meu tempo para explicar:"Porque NÃO sou isso, ou NÃO sou aquilo".
    A vida é breve, a messe é grande, os operários devem se concentrar em construuir o reino, cada qual da sua maneira. Ofender e criticar como o outro trabalha, rouba um tempo precioso no qual o Senhor conta com nossa inteligência e nossas mãos para fazer o reino acontecer.

    Shalom!!

    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  3. Alegraria imensamente de ver meu comentário anterior aprovado...

    Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  4. diz da assenção de Maria; a bíblia diz que "ninguém" subiu ao céus, senão aquele que de lá desceu - Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Oh! Irmão, eu sei que esse texto não é seu, mas se coloca em seu blog é porque acredita. Fácil é acusar algo, mas se eu perguntar algumas coisas, os seus comentários morrem; exemplo:
    1 – A igreja de Cristo não nasceu em Roma, mas em Jerusalém.
    Se a igreja só nasceu em 325, em Nicéia, você vai ter que me dizer de que igreja eram os bispos reunidos em Nicéia, resposta que você não vai ter.
    Filho, se a igreja nasce em Jerusalém, o que isso tem haver com a titularização da igreja, se a igreja nasce em Jerusalém e se espalha para o resto do mundo, ela deixa de ser a igreja, e se torna outra? Por favor, isso é um raciocínio ilógico, se eu tenho uma empresa na china e ela instala uma filial no Brasil ela não é mais a mesma empresa, por favor, estamos falando de uma coisa simplesmente humana aqui, ou espiritual?
    Outra é, se a igreja só nasce em 325, você vai ter que afirmar que a igreja de cristo, morreu entre o ano 325 há o ano 1517, cerca de 1200 anos permaneceu morta a igreja, você acredita nisso?
    E se pegarmos a igreja de Jerusalém, como pretexto para o fato, lembro que a igreja atual em Jerusalém, segui os preceitos quase iguais ao catolicismo ocidental, se for a ortodoxa, se lhe dizer que tudo que você acusa de errado na católica , tem em quase a totalidade na ortodoxa.
    Sem falar da bíblia que você tem hoje quem foi que lhe deu, etc, tem um monte de resposta que você não vai ter resposta.
    Isso é só para a primeira pergunta, vocês não pesam as ocupações e sua conseqüência, pois se assim o fizesse veriam o quanto é absurdo.

    continua 1 parte

    ResponderExcluir
  6. 2 parte

    2 – A autoridade da bíblia está acima da autoridade de qualquer igreja.
    Filho estude sobre a composição do Canon da bíblia.
    A bíblia de Gutenberg, de 100 anos antes de Trento, já tinha os livros da igreja católica, duvida? Pois ai tem um link.
    http://molcat1.bl.uk/treasures/gutenberg/search.asp
    veja o índice da bíblia de Gutenberg que tem na biblioteca britânica, com os exatos kivros da igreja católica.
    Duvida ainda mesmo vendo a bíblia de Gutenberg?
    Veja uma das bíblias, mais antigas do mundo, uma é uma que esta no vaticano, e essa é que sesta online para visualização.
    http://www.codex-sinaiticus.net/en/
    Codex Sinaiticus
    Do século 3, isso é prova mais que suficiente da real coleção dos livros.
    Fico com as palavras do bispo Católico de Antioquia, nascido no ano 35 d.C. e martirizado no ano 110 d.C.
    "Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica", citação de S. Inácio de Antioquia.
    Se você negar isso que Inácio diz, você nega a própria historia, pois o que diz esses homens é o que se estuda em teologia, negue isso e negue 9 séculos iniciais da igreja, a historia morre.
    6 – O batismo é uma confirmação de fé e não um meio de Salvação.
    Mais um erro de entendimento, e que prova que vocês não entendem o batismo.
    O batismo cristão só foi instituído após a morte e ressurreição de cristo, quando diz batizai em nome de pai, filho e espírito santo.
    Jesus é deus, o próprio João, que o batismo dele é um, mais virá um que será com água e em espírito, pelo amor de deus, isso demonstra que não há um entendimento mínimo de bíblia, pois existe hoje varias denominações que batizam crianças, calvinista, luterana, metodista, anglicana, entre outras, etc.
    8 – Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens.
    Quando você ora por alguém você esta fazendo o que se não foi interseção?
    Então vocês devem parar de ora um pelos outros?
    E sobre os que já morreram estarem mortos, e dormindo, o que não falta é prova bíblicas que estão vivos em deus, no livro de Judas mesmo, que tem na sua bíblia, Jesus desceu a mansão dos mortos e foi pregar o evangelho aos que já tenham morrido no tempo do dilúvio, nunca viu? Pois ai está.
    http://kennerterra.blogspot.com/2010/06/descida-de-jesus-ao-inferno-outra.html
    http://apelosdoceu.com/2009/07/03/jesus-desceu-aos-infernos/
    http://www.universocatolico.com.br/index.php?/foi-pregar-aos-mortos.html

    Continua 2 parte

    ResponderExcluir
  7. 3 parte

    10 – Salvação Eterna só em Cristo Jesus.
    E que disse que não é?
    Por favor irmão, as demais resposta que não respondi são acusações já antigas, se você que saber o que a igreja católica fala sobre idolatria, lei o livro que falta na sua bíblia, o livro de sabedoria, que a partir do 13 capitulo, só fala uma coisa, condena a idolatria, praticamente só isso.
    As resposta as suas acusações e demais, você pode encontrar resposta nesse blog
    http://caiafarsa.wordpress.com/
    Fique com Deus, Jesus Cristo, o único salvador nosso.

    ResponderExcluir
  8. E acredito que você possa se interessar por esses blogs

    http://patristicabrasil.blogspot.com/, história e patrística da igreja do século I ao VIII, todo em português.

    http://iconografiascristas.blogspot.com/, Ícones antigos da igreja.

    http://angelusexverum.blogspot.com, que pretende comprovar verdades da Igreja Católica a partir de achados arqueológicos.

    ResponderExcluir
  9. A palavra DIABO que vocês "evangelicos" tanto falam vem do grego diabolos e signifiaca "Aquele que divide, dois lados, aquele que separa" e o que Lutero fez com a igreja de Jesus Cristo? a dividiu!! vejo a presença do DIABO dentro da igreja que vocês dizem representar, a igreja dividida e criada por Lutero!! quem vai salvar você ou qualquer outra pessoa é a sua fé as suas obras. portanto preocupe-se em fazer boas ações e respeitar as outras pessoas e deixe de fazer COMERCIO com o nome de Jesus! não posso entender a cabeça de uma pessoa que é capaz de acreditar em uma religião que nasceu 1517 anos apos a vinda de Jesus, e ainda acredita que esta religão é verdeira a fala a verdade. só uma pergunta!! DE ONDE VEIO A BIBLIA QUE VOCÊS EVANGELICOS USAM? eu respondo. foi retirada da nossa biblia catolica, foi alterada pra popder manipular as pessoas e ganhar dinheiro explorando a fé de opessoas que não são capazem de pensar um pouco e ver que a verdade não esta com vocês!!

    ainda há tempo meu irmao separado, ainda há tempo de voltar para a igreja fundada por Jesus a mais de 2000 anos e que sobrevive ainda hoje apesar das inumeras tentativas de derruba-la.
    lembre-se meu irmão esta escrito: Pedro tu es pedra e sobre ti edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.

    Fique em paz e Jesus te Abençoe

    ResponderExcluir
  10. Vejo que todos os catolicos que respoderam ao artigo não embasaram suas respostas com textos biblicos e sim com possibilidades historicas, links de outros sites, etc.

    ResponderExcluir
  11. Indicação de leitura: Todos os caminhos vão dar à roma, de Scott Hahn, um ex protestante que encontrou a verdadeira beleza na Igreja aonde Deus se encontra presente...lá você encontrará passagens bíblicas e um homem que muito estudou para defender o evangelho dos católicos mas algo o incomodou....vale a pena abrir o seu coração e ler...a paz para ti e toda tua família!
    Jesus e Maria incendeie a sua casa!

    ResponderExcluir
  12. 3 motivos básicos porque eu não sou protestante
    1- Não sou protestante porque o protestantismo não existe desde o princípio do Cristianismo. Surgiu 1500 anos depois da era Apostólica. Suas igrejas são locais, regionais ou nacionais, não existindo uma Igreja Universal.
    2 - Não sou protestante porque apesar da afirmação de que somente a Bíblia deve ser considerada como norma de fé e prática, eles não concordam entre si no tocante a pontos importantes, entrando assim, em contradições. São mais de 20.000 mil denominações diferentes. Cada uma pregando uma suposta verdade.
    3 - Não sou protestante porque os supostos intérpretes da Bíblia não aceitam a real presença de Cristo no pão e no vinho consagrado, sendo que em (João 6,51) Jesus afirma: O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo. Aos judeus que zombavam, o Senhor tornou a afirmar: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Pois a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida.
    E em termos morais nem se precisa falar né? basta ver o lodaçal de mentiras, corrupção, lavagem de dinheiro etc etc etc que tais religiosos estão envolvidos e isso não é novidade pra ninguém.

    ResponderExcluir