parceiro

terça-feira, 6 de abril de 2010

NA BÍBLIA "ROSA DE SAROM" É JESUS?


Eu sempre afirmei que o título “rosa de Sarom”, mencionado em Cantares 2.1, não se refere a Cristo. Para eu chegar a essa conclusão, foi preciso observar com muito cuidado o contexto da passagem citada. Muitos irmãos lêem o versículo isolado e acabam deduzindo, erroneamente, que o título alude ao Senhor Jesus. Já vi pastor aqui no Quinari dizer no púlpito que Jesus é a “rosa de Sarom”. Mas, será isto que afirma a Bíblia?

O livro de Cantares apresenta um diálogo alternante entre a sulamita e seu amado, e é preciso ler cada versículo com atenção para identificar quem está falando. No fim do capítulo 1, o noivo diz: “Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas” (v.15). E a noiva responde: “Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste (vv.16,17).

Em Cantares 2.1, a noiva, que terminou falando no fim do capítulo 1, prossegue: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”. No versículo 2, o noivo responde: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”, deixando claro que “rosa de Sarom” e “lírio dos vales” se referem à noiva.

Portanto, é a donzela sulamita quem diz: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales” (Ct 2.1), posto que, logo em seguida, o noivo responde: “Qual lírio... tal é a minha amiga” (Ct 2.2). Ela se compara às flores simples dos campos, numa possível demonstração de que não estava acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânea imediatamente ao sul do monte Carmelo. Portanto, "Rosa de Sarom" é sulamita a noiva de Salomão, e não Jesus Cristo.

3 comentários:

  1. MUITO BOM TER ZELO PELA PALAVRA DE DEUS E PELA CORRETA INTERPRETAÇÃO, SÃO QUESTÕES MINIMAS MAS QUE VÃO SE JUNTANDO UMAS AS OUTRAS E NA SOMA FINAL O QUE SE PREGA JÁ NÃO É MAIS O EVANGELHO.

    DEUS SEJE CONTIGO.
    JOSÉ RAIMUNDO DA R. BARROS

    ResponderExcluir
  2. é meu amigo blogueiro Divalcir, realmente você está correto, Jesus nunca empurrou na cabeça do seu povo, só ordenava receba o poder Deus.
    só meu amigo que Jesus tinha um ministério de oração ele vivia em costante contato com o pai, é diferente de hoje em dia, hoje a maioria dos pastores são os culpados pelo o fracasso de suas igrejas.
    ao invés deles alimentar muitas das vezes eles come a gordura que restas, e não as alimentas.

    ResponderExcluir
  3. o apostolo pedro, nunca exerceu sacerdocio e nem sequer pertencia a tribo de levi, se pédro fosse um sacerdote,Anas e Caifas sumo sacerdotes nao teriam persseguidos e ele e nem a qualquer outro apostolo. Mas era um simples pescador casado,o qual tornou se um homem de grande fe.Pedro nunca foi padre e nem fundou catolicismo algum, morreu muito antes do catolicismo ser fundado em Roma. Na verdade quem fundou o catolicismo foram aqueles sacerdotes que persseguiram a Jesus e aos apostolos depos da morte de Cristo, pelo fato de nao se submeterem aos ensinamentos de Cristo. A tese de que Pedro era fundador e papa da igreja e enganosa, e somente um pretesto. Não consta na biblia que jesus afirmou ser a igreja catolica a igreja sua como afirma o catolicismo, essa igreja foi fundada apenas com o intuito de impedir o crescimento do cristianismo o não conseguiram, Pois assim diz o Senhor; Operando Eu quem impedira´~. são mateus 16,18/ saõ mateus 26.57ao68 /deuteronomio 32.39 / atos 4 1ao 22 /atos 5 17ao42.

    ResponderExcluir