parceiro

domingo, 27 de novembro de 2011

Os erros e heresias dos Livros Apócrifos da Bíblia Católica


Em 15 de Abril de 1546 a Igreja Católica Romana, pelo Concílio de Trento, inclui dentro da Bíblia Sagrada pelo menos 9 Livros a mais, esses livros acrescentados na Bíblia é chamado de Livros Apócrifos. Esses Livro não foram inspirado por Deus nem por Jesus, nem pelos os profetas nem pelos discipulos. Jesus nuncas citou tais livros.

Veja abaixo algumas heresias e erros desses livro. Mais primeiro pegue uma Bíblia católica e veja você mesmo.


1. Ensino da Arte Mágica:



Tobias 6:5-8. "Então, o anjo lhe disse: toma as entranhas deste peixe e guarde para ti seu coração, o fel e seu fígado. Pois são necessários para medicinas úteis. . . Logo, Tobias perguntou ao anjo e lhe disse: Eu te rogo, irmão Azarias, para quais remédios são boas essas coisas, que tu pediste separar do peixe. E o anjo, respondendo, lhe disse: Se puseres um pedacinho do seu coração sobre as brasas, seu fumo há de espantar toda a espécie de demônios, seja de um homem ou de uma mulher, de modo que não possam mais voltar a eles."



Tal ensino não se dá em nenhuma outra parte das Escrituras. O coração de um peixe não possui poder mágico e sobrenatural para espantar "toda a espécie de demônios." É inexplicável acreditar-se que Deus tivesse mandado a um de Seus anjos dar a Tobias ou a algum outro homem o conselho de praticar semelhante arte feiticeira.



Satanás não pode ser expulso por algum truque. Qualquer pessoa que pretenda usar alguma das artes aludidas para executar coisas sobrenaturais não procede de acordo com os 66 livros dos Escritos Inspirados.



S. Marcos 16: 17. Cristo afirma que Satanás seria expulso em Seu nome. Atos 16:18. Paulo mandou o espírito sair da mulher em NOME DE JESUS CRISTO. Ela foi livrada do poder maligno. Tudo isso não se harmoniza com os escritos de Tobias.



2. Dar Esmolas Purifica do Pecado



Tobias 12:8, 9. "A oração é boa como o jejum e esmolas; é melhor do que guardar tesouros de ouro, pois, esmolas livram da morte, e é o mesmo que espia os pecados e conduz à misericórdia e vida eterna."



Se ofertas caridosas pudessem expiar os nossos pecados, não teríamos necessidade do sangue de Jesus Cristo.



I S. Pedro 1:18, 19. Somos salvos, não por coisas corruptíveis, como prata e ouro ou esmolas, mas pelo sangue precioso de Cristo. A doutrina da Igreja Católica é – "Obras de Satisfação."



Eclesiástico 3:33. "As esmolas rebatem os pecados." Não se atribui ao poder de Cristo, segundo essa frase, mas às obras. (S. Judas 24).



3. Pecados Perdoados pela Oração



Eclesiástico 3:4. "Quem amar a Deus, receberá perdão de Seus pecados pela oração."



Os pecados não se perdoam pela oração. Se fosse assim, não teríamos necessidade de Jesus. Todos os povos pagãos fazem orações, mas os pecados não se perdoam somente pela oração.



Prov. 28:1; 1 S. João 1: 9. A confissão e a renúncia do pecado por Jesus Cristo é o que ensina a palavra veraz.



I S. João 2: 1, 2. Cristo, nosso Advogado, pode perdoar o pecado.



4. Orações pelos Mortos



II Macabeus 12:42-46, "E, fazendo uma arrecadação, mandou doze mil dracmas de prata a Jerusalém para ser oferecido um sacrifício pelos pecados dos mortos, e fez bem em pensar religiosamente na ressurreição, (pois, se não tivesse esperança que os que haviam sido mortos ressuscitassem novamente, haveria de ser supérfluo e em vão orar pelos mortos). E considerava que, os que haviam adormecido no temor de Deus, alcançaram para si muita graça. Portanto, é um pensamento santo e nobre orar pelos mortos para que sejam libertos dos pecados."



A Igreja Católica afirma que estes versículos lhe autorizam a doutrina do purgatório. Orações e missas pelos mortos são aceitas e o devoto católico crê nelas. Excede a imaginação a quantidade de dinheiro que aflui todos os anos aos cofres da igreja pelas missas em favor dos mortos. É uma fonte de grandes rendas.



5. Destino Selado por Ocasião da Morte



Atos 2:34. Consoante à Palavra de Deus, os mortos não vão ao lugar da recompensa. Davi, um homem segundo o coração de Deus, ainda não acendeu ao céu.



Isa. 38:18. Os mortos levados à sepultura "não esperarão em Tua verdade." Ao falecer alguém, seu destino está selado aqui e pela eternidade. Todas as preces e sufrágios dos vivos não lhe são de proveito.



Lucas 16:26. "E, além disso, está posto um grande abismo." Não há passagem ou graduação desde o lugar de sofrimento até às delícias do céu.



Isa. 8:20. São rejeitados os livros dos Macabeus por ensinar doutrinas contrárias às que se acham em outras partes da Bíblia. "À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva."



6. O Ensino do Purgatório



Sabedoria 3:1-4. "Mas, as almas dos justos estão na mão de Deus; e o tormento da morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema perda. Mas, eles estão em paz. E, embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade."



A Igreja Católica baseia a sua crença da doutrina do purgatório nestes versículos citados: "Embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade."



"Os tormentos" nos quais se acham os "justos", diz a Igreja, referem-se ao fogo do purgatório, onde os pecados estão sendo expiados.



"Sua esperança está plenamente na imortalidade", pois a igreja interpreta isso, declarando que após suficiente tempo de sofrimento no meio do fogo, poderão passar para o céu.



I S. João 1:7. Esse ensino aniquila completamente a expiação de Cristo. Se o pecado pudesse ser extinguido pelo fogo, não teríamos necessidade do nosso Salvador.

2 comentários:

  1. Os livros apocrifos q/ vc comentou foi antes de cristo,então a historia narrada de Tobias não tem nada aver com o novo testamento. Por ex: O Enoque, ele foi citado por Pedro,Judas e paulo e é apocrífo, só que as igrejas dizem que é herezia sendo que judas 1:14 menciona o profeta enoque. Engraçado em Gênesis também fala de Enoque e também fala dos Gigantes ,que no seu livro apocrífo conta como nasceram os nefilins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, não sou adventista, mas a questão levantada aqui pelo Divalcir, não é se os livros apócrifos foram citados ou não. Muitos livros, considerados apócrifos ficaram fora do Cânon Sagrado e nem por isso são considerados mentirosos. Por isso foram citados por alguns homens da Bíblia. A questão aqui é que os textos acima vão contra tudo o que o Senhor abomina nos 66 livros do Cânon atual.
      Em relação ao Cânon, do AT, ele é uma junção de livros compilados por Esdras e Neemias, representando o povo judeu e em conformidadade com a vontade de Deus. A Igreja Católica, no Concílio de Trento não teria nenhuma autoridade para incluir livros no Antigo Testamento.
      Quanto a Jesus, Ele foi bem depois desses livros, carnalmente. Pois, em João 1, nós vemos que o Senhor Jesus é presente no momento da Criação. Jesus depois se torna o verbo encarnado, 100% homem, 100% Deus.
      Qualquer idéia que venhamos ter, independente de nosso conhecimento, inteligência etc, não valerá de nada diante de tudo o Que Deus já determinou e do que Ele julgará. O certo é que o Senhor em toda a sua Palavra, abomina a necromancia (adoração ou qualquer tentativa de comunicação com mortos), e todos os santos da Igreja Católica, hoje são mortos, e não venceram sua morte como Jesus, que ressuscitou; também todo e qualquer tipo de idolatria à imagens, pessoas e outras coisas também são abomináveis assim como qualquer tipo de feitiçaria e magia; leia Também Romanos, principalmente os dois primeiros capítulos, quando Paulo afirma que o homem deixou de adorar o Criador para adorar a criatura. Maria foi criatura de Deus assim como qualquer apóstolo e, em 2 Timóteo 2:5, a palavra diz que só há um mediador (intercessor) entre Deus e o Homem, "Jesus Cristo Homem". E a própria Maria, em seu cântico, em Lucas 1, se diz precisar de um Salvador, quando agradece a Deus. Leia também Lucas 11:27.
      Na verdade se os católicos (já fui um) lessem a Biblia toda e não só alguns Salmos e Provérbios que os padres indicam, e que ficam abertos empoeiradamente em suas salas como amuletos, todos se converteriam.

      Excluir