parceiro

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Moisés era gago?


Em Êxodo 6:30, Moisés alega ter a "língua pesada". Já ouvi algunsdizerem que ele era gago. Isso é verdade?


Não há evidências históricas, bíblicas ou arqueológicas de que Moiséstivesse sido "gago".


Mesmo porque ele estava sendo educado para ser onovo faraó – tamanhas eram as capacidades dele. Veja: "E Moisés foieducado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras eobras" (Atos 7:22).O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, ao comentar Êxodo 4:10(onde Moisés diz ser "pesado da língua"), afirma: "Sua longa ausência doEgito e o fato de que não tinha falado o egípcio durante sua permanênciaem Madian sem dúvida o fizeram sentir-se desqualificado para ir diantede Faraó..."


E Ellen White, no livro Patriarcas e Profetas, página 254, "mata acharada": "Mas o servo de Deus ainda se deixava vencer pelo pensamentoda estranha e maravilhosa obra que diante dele estava. Em sua aflição etemor, agora alegava como desculpa a falta de uma fala desembaraçada:'Ah Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem,nem ainda desde que tens falado a Teu servo; porque sou pesado de boca epesado de língua.' Êx 4:10. Durante tanto tempo havia ele estado afastado dos egípcios, que não tinha um conhecimento tão claro e um usotão pronto da língua, como quando estivera entre eles."


Portanto, podemos concluir que Moisés estava mais é "com medo pela novafunção" e "dando desculpas", e não apresentando a Deus um problema de gagueira.

Um comentário:

  1. cremos que o DEUS que formou o céu e a terra e disse a MOISÉS: quem fez a boca, não tinha o poder de sarar da gagueira de MOISÉS? MOISÉS varão escolhido de DEUS um dia o veremos no CÉU.

    ResponderExcluir