parceiro

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Unção do paletó é biblico ?


Alguns anos atrás presenciei em um evento gospel, um pastor, de cabelhos grisalhos e barriga bastante saliente, engatinhando pela igreja e imitando, ou tentando imitar (lhe faltavam juba, rabo e garras), um leão. Num outro canto do ginásio, uma menina que aparentava não ter ainda 20 anos, corria balançando os braços e grasnando como uma águia… ou caturrita, não sei bem, outros tantos jovens e velhos imitavam diferentes animais ou coisas, tudo muito difícil de crer é verdade, mas mais difícil de crer hoje quando olho para aquele dia, depois de ter conhecido o Evangelho que liberta. Foi naquele mesmo culto que ouvi pela primeira vez a recomendação clichê do que “ministrava”: – Se você não está entendendo o que está acontecendo, fique em “espírito”, mas não rejeite as obras do “espírito”.

A grande mentira destes “ministros” tem sido essa: “Não rejeitem as obras do espírito!” Ok, não rejeitarei… quer dizer, se eu souber que espírito é esse.


Recentemente um super-mega-hiper-supimpa-azul pregador da prosperidade esteve em Porto Alegre. Ele e seu casaco-maravilha, o único capaz de fazer uma multidão ser derrubada e depois posta novamente em pé e depois derrubada novamente… mas tudo isso com que propósito? Qual o propósito de derrubar alguém jogando-lhe um casaco e depois solicitar que coloquem essa pessoa em pé para mais uma vez derrubá-la e repetir essa ação por várias e várias vezes… Qual o propósito? Mostrar que ele é deus? Mostrar que ele tem o controle da situação? Mostrar que seu casaco tem poder?


O que entendo com tudo isso? Pois bem, com o tempo que tenho de igreja, não de cristão, mas de igreja, muito presenciei e confesso que muitas vezes fui literalmente arrastado por esses tufões de doutrina e algumas centenas de vezes enganado por fábulas medonhas como essas duas que supracitei. O motivo? Um só: nós humanos adoramos a mentira e o faz-de-conta, pois fomos gerados em pecado e originalmente somos filhos daquele que é pai da mentira, e nos satisfaz agradar nosso pai.


Bendito por isso seja o Deus de toda Glória que nos escolheu, salvando-nos da morte e nos dando o poder de sermos chamados seus filhos.


Quando vejo milhares de pessoas cercando pessoas como Hinn, Malafaia, Feliciano ou a trupe Valadão, pergunto-me o por quê? A resposta que consigo formular é apenas essa: Eles buscam naquela pessoa algo que eles não acreditam que Deus lhes possa dar, mas aquela pessoa sim.


Nesse desejo de receberem aquilo que essas pessoas aparentemente receberam: fama, dinheiro, beleza(?), unção etc., aceitam todo tipo de invenção doutrinária que parta da boca desses mestres pois desejam ser iguais a eles, desejam ter o que eles possuem, desejam ser eles. O homem que não adoece pode ser um bom curador de doenças, a jovem que tem “unção” no cantar pode ungir minha voz, o profeta que planta dinheiro e faz crescer “pé de moedinha” pode ser minha solução financeira… e Jesus, onde entra Jesus numa vida dessas?


Cristo não está em nada disso. Deus, em todo o tempo se faz presente ali apenas para derramar o seu juizo sobre aqueles que decidiram curvar-se ante um ídolo-homem, um super-crente que diz ser capaz de fazer Deus descer do céu para atender os pedidos de seu corrupto coração.


Se Cristo, homem sem pecados e fazendo milagres por onde passava, foi rejeitado e crucificado, como esses pecadores e mortos em seus pecados ajuntam milhões ao seu redor que os proclamam santos? Como pode ter sido Paulo apedrejado e condenado à morte enquanto Benny Hinn é idolatrado como deus? Como pode Pedro ter sido, conforme a tradição cristã, crucificado, e Estevam Hernandes, condenado à prisão justamente ainda receber homenagens em cidades do Brasil, mesmo sem nunca ter se arrependido publicamente de seus delitos, e é necessário que ele faça isso publicamente pois ele mesmo adora exorcizar pessoas publicamente em seus cultos e ele mesmo é um homem público. Como pode Tiago ter sido martirizado e hoje Murdock é tido por essa gente como o homem mais sábio do mundo? Como isso pode ser do Espírito?


Como pode alguém rastejando como um animal, quadrupede, não criado a semelhança de Deus, sem Espírito, irracional… como isso pode ser considerado do Espírito? Com que propósito?


É indecente o que acontece nas igrejas. Nesse tipo de cristianismo (se podemos chamar de cristianismo), o lugar construído para ajuntamento solene, para adoração e louvor daquele que é sobre tudo e todos tornou-se em muitos lugares (em quase todos os grandes lugares), palco de magia barata e sensacionalismo religioso. O gazofilácio deixou de ser o lugar das ofertas dos santos para manutenção da igreja, para ser o saco furado desses que nunca dizem basta para seus luxos. A oração deixou de ser o meio de um relacionamento íntimo do homem com Deus, para tornar-se uma via de mão única e exclusiva daqueles que têm “acesso” a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário