parceiro

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como encontrar a Igreja que pregar TODA verdade ?

Jesus disse: “... e sobre esta perda edificarei a MINHA IGREJA” (Mt 16:18). Note que Jesus não disse “minhas igrejas”, mas “minha igreja” no singular. Isto indica que Jesus tem uma única e exclusiva Igreja verdadeira na terra.

A Bíblia nos mostra que a Igreja do Deus Vivo seria a “coluna” e o “baluarte” (ou suporte) da verdade para o mundo (cf. 1Tim. 3:15). Se descobrirmos o que a Bíblia chama de “verdade”, então saberemos qual seria o tema de pregação dessa Igreja Verdadeira.


Sendo a “coluna” da verdade, a Igreja seria a própria representante da verdade de Deus nesta Terra, ou seja, esta Igreja precisa pregar TODA a verdade, sem deixar nenhum ponto, pois, caso contrário, não poderia ser a “coluna” ou o “pilar” da verdade.


A própria Matemática diz que um plano só existe se estiver formado por, no mínimo, três pontos. Isto pode ser muito bem observado em uma mesa comum. Nenhuma mesa é forte e confiável se tiver apenas 1 ou 2 pernas. Para que uma mesa possa receber uma adequada carga sobre ela, é necessário que tenha NO MÍNIMO 3 pernas.


O mesmo acontece com a Verdade Bíblia. A Bíblia menciona 3 “pilares” da Verdade, e somente quando defende e prega estes 3 “pilares” é que uma Igreja pode ser considerada a IGREJA VERDADEIRA.


Portanto, para saber se uma igreja é “Verdadeira” ou “Falsa”, basta fazer 3 perguntas...

I – JESUS É A VERDADE (João 14:6)

Uma igreja que não pregue a respeito de Jesus não pode ser a Igreja Verdadeira. E o que é pregar sobre Jesus?

1. Que Ele é o Criador.
2. Que Ele é o Salvador.
3. Que Ele é o Mantenedor.
4. Que em Jesus habita toda a Plenitude da Divindade (ou seja, Ele é Deus).
5. Que somente através de Jesus nós teremos perdão dos pecados.
6. Que Ele é a encarnação da Divindade (Deus feito homem).
7. Que Ele é a “Cabeça” da Igreja.
8. Que Ele retornará em glória e majestade para buscar Seu povo.

Como Jesus é Deus, quando a Bíblia menciona que Ele é a verdade, está englobando também as outras Pessoas da Trindade, pois o Pai é a Verdade (cf. Sal. 31:5) e o Espírito Santo é a Verdade (cf. João 15:16; 1Jo 5:6)

Portanto, se uma igreja não ensina que Jesus é a Verdade, conforme revelada nas Escrituras, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”.


Vamos, então, fazer a primeira pergunta.

Você chega na porta de uma igreja, e pergunta-se para alguém de sua liderança:
Esta igreja crê e ensina sobre Jesus (Que Ele é Deus? Que Ele é nosso Salvador, Criador e Redentor? Que Jesus é a encarnação da Divindade? Que Ele é a cabeça da Igreja? Que Ele voltará em glória e majestade para buscar Seu povo?)?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca seu tempo com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.
Mas, se a resposta for “SIM”, então faça a segunda pergunta.

II – A BÍBLIA É A VERDADE (João 17:17)


Uma igreja que não pregue e ensine que a Bíblia é a Palavra de Deus, não pode ser a Igreja Verdadeira. E o que é pregar sobre a Bíblia?

1. Que Ela é a Palavra revelada de Deus aos homens.
2. Que toda e qualquer doutrina deve ser mantida apenas em acordo com a Bíblia.
3. Que nenhuma tradição humana está acima dos seus escritos.
4. Que ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus.
5. Que tanto o AT quanto o NT são importantes para nossa vida, porque foram inspirados pelo mesmo Deus.
6. Que devemos dedicar tempo para estudá-la e aprender sobre seus ensinos, e praticá-los em nossa vida diária.
7. Que a Bíblia que temos hoje foi preservada de erros doutrinários ao longo dos séculos, sendo confiável para nossos dias.

Portanto, se uma igreja não ensina que a Bíblia é a verdade, conforme revelada nela mesma, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”.

Segunda Pergunta.

Pergunte para a mesma pessoa a quem foi feita a pergunta anterior:
Esta igreja crê e ensina que a Bíblia e a Palavra de Deus, e que somente por ela nossas doutrinas podem ser comprovadas?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca seu tempo com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.
Mas, se a resposta for “SIM”, então faça a última pergunta.

III – A LEI DE DEUS É A VERDADE (Sal. 119:142 e 151)

Uma igreja que não pregue e ensine sobre a Lei de Deus não pode ser a Igreja Verdadeira. E o que é pregar sobre a Lei de Deus?

1. Que TODOS os seus mandamentos ainda estão em vigor.
2. Que foi a lei cerimonial que passou, e não tem mais sentido na Nova Aliança.
3. Porém, a Lei moral dos 10 Mandamentos ainda está em vigor, e continuará para sempre, pois representa a expressão do caráter de Deus.
4. Que se escolhemos não guardar algum dos mandamentos, o Senhor nos considera culpado de todos os 10.
5. Que é um “mentiroso” aquele que diz que ama a Deus, mas que despreza Seus mandamentos.
6. Que o sétimo dia da semana (o sábado) é o dia que Deus escolheu para ser adorado, e que nenhum outro dia recebeu do Senhor o significado que o sábado recebeu (foi santificado, abençoado e dedicado ao descanso semanal).
7. Que desde o Gênesis até o Apocalipse o sábado é mostrado como um marco entre Deus e Seu povo santificado.

Portanto, se uma igreja não ensina que a Lei de Deus é a verdade, conforme revelada na Bíblia, então certamente aquela igreja não é “verdadeira”.

Última Pergunta...

Pergunte para a mesma pessoa a quem foram feitas as outras perguntas:

Esta igreja crê e ensina que a Lei de Deus, com todos os seus mandamentos, ainda está em vigor?”.


Se a resposta for “NÃO”, então não perca sua salvação com aquela igreja, pois não é a Igreja da Verdade.
Porém, se a resposta for “SIM”, então pode ter certeza que aquela Igreja ensina TODA a VERDADE, pois respondeu afirmativamente às 3 perguntas apresentadas na Bíblia.

IV – AS PERNAS DA MESA

Assim como a mesa não tem sustentação com apenas 2 pernas, também uma igreja não pode se considerar “verdadeira” se tiver apenas 2 dos pilares da Verdade.

É interessante notar como existem igrejas que pregam 1 ou 2 pontos da Verdade, mas sempre deixa algum de lado. Por exemplo:

1. Os judeus aceitam a Bíblia e a Lei, mas rejeitam JESUS.
2. Os evangélicos aceitam a Bíblia e Jesus, mas rejeitam a LEI
3. Os católicos aceitam Jesus, mas rejeitam a LEI (alterando-a) e a BÍBLIA (trocando-a pela tradição).
4. As Testemunhas de Jeová aceitam a Bíblia, mas rejeitam JESUS (não crêem que Ele é Deus) e a Lei.
5. Ou seja, praticamente todos rejeitam pelo menos um ponto da Verdade. Portanto, tais igrejas não podem se considerar VERDADEIRAS.

Jesus fez uma advertência muito séria sobre aqueles que baseiam sua religião em emocionalismo, tradição, milagres, curas, exorcismos, línguas estranhas, bênçãos, prosperidades, etc., mas que desprezam a obediência à Sua vontade (Mt 7:21-23).

Como eu já mencionei em outra postagem, a palavra aqui traduzida por “iniqüidade” é o termo grego ANOMIA, que significa “quebra da lei”, “falta de lei” ou “desprezo pela lei”. A mesma palavra grega aparece em (1Jo 3:4).


Ou seja, Jesus estava condenando exatamente os que se diziam “religiosos” (faziam tudo em Seu nome), mas que desprezavam a obediência à Sua Lei, praticando a iniqüidade.

CONCLUSÃO


Há muitas igrejas e denominações pelo mundo afora, porém a Palavra de Deus não nos deixa sem a resposta à pergunta: como saber se uma igreja é certa ou não?


Vimos que são necessárias apenas 3 perguntinhas para saber se uma igreja é ou não verdadeira.


Faça o teste e verá que a maioria esmagadora responde “sim” a 2 perguntas, mas responde não à terceira pergunta – sobre a Lei.


Apenas uma Igreja que ensina realmente em conformidade com a Verdade pode ser considerada de a “Igreja do Deus Vivo, coluna e baluarte da Verdade”.


E a Igreja Adventista do 7º Dia (da qual eu sou membro) tem a alegria de poder responder com um estrondante “SIM” a todas estas perguntas.

4 comentários:

  1. Bom dia, concordo com tudo o que disse sobre a igreja verdadeira, o meu propósito em fazer o comentário, não é de discutir, mas sim falar sobro o mesmo, em primeiro lugar quero dizer: em conformidade com a bíblia em relação á verdadeira igreja aquilo que é mais importante para mim é:João 13:34,35 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Todos conhecerão que sois meus discípulos, só posso reconhecer como igreja verdadeira aqueles que amam como Jesus amou, Podemos ver ainda em 1ª Cori. 13 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Também é muito importante para mim, 1ª Cori. 14:26 a 40 porque diz: Que faremos, pois irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem, salmo tem doutrina, tem revelação,……..etc. que a graça e a paz do nosso senhor Jesus Cristo seja com você, um grande abraço . (natanielcovao@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que comentasse sobre o meu comentário, obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. jesus foi o unico que cumpriu toda a lei se ele morreu por nos na cruz é pelo fato de que jamais poderiamos nos salvar atraves do cumprimento total da lei pois se estudarmos a biblia no profundo alei nao compreende somente os 10 mandamentos mas todo um conjunto de normas de vida e conduta , portanto se alguem quer viver sob a lei que cumpra toda lei mas entendo que amando a Deus sobre todas as coisas e ao meu proximo como a min mesmo acabo cumprindo-a atraves do amor de cristo que é a graça.eu dou a Deus nao somente um mas todos os dias da minha vida.ele merece muito mais doque somente o sdabado.

    ResponderExcluir
  4. lembrece amado a segunda a terça o sabado ou o domingo nao salva ninguen o jesus cristo sim. a ele devamos ofertar todos os nossos dias.

    ResponderExcluir