A palavra grega para véu é “peribaion” e significa “jogar em volta”. É Paulo quem fala sobre o véu, e apenas mencionou-o na problemática Igreja de Corinto, e mais em nenhuma outra epístola, e mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele se referiram.
Algumas religiões exigem que as mulheres só entrem na Igreja e orem cobrindo a cabeça com um véu. Alguém dirá: mas o apóstolo Paulo disse: “Não é decente a mulher orar descoberta”. Repito, isso não é doutrina, mas um conselho ou regulamentação temporal, porque a tendência dos costumes e hábitos é mudar. Ao dizer que era desonroso uma mulher orar sem véu, Paulo não se referia à desonra diante de Deus, mas diante dos homens, por causa da tradição familiar e social, e costumes daqueles dias. Naquela época, as mulheres não podiam sair às ruas sem o véu cobrindo o rosto. Elas seriam mal vistas e suspeitas. A tradição (Judaica e árabe) daquela época ensinava, que a beleza da mulher só podia ser vista pelo marido, e o véu era sinal de submissão da mulher ao mesmo.
As referências em 1 Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso2) e aos “costume[s]” (verso16) parecem comprovar a nação de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.
Russel Norman Champlin escreveu entre outras coisas o seguinte sobre 1 Coríntios 11:2-16: “Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica” - O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol. IV, pág. 171.
Nos dias de hoje, ainda é obrigatório às mulheres usarem véu na igreja? Claro que não. Veja:
“... pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (1 Cor. 11:16).
A Bíblia diz mais: “Naquele dia, tirará o Senhor... os véus esvoaçantes” (Isa. 3:18e19).
“Assim diz o Senhor Deus: Ai dos que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulaões das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem alma!...” (Ezeq.13:18).
Há referência ao véu no Antigo Testamento, das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam. No caso de Tamar que adulterou com seu sogro cobrindo-se com um véu (Gên. 38:13-19, 24).